Na última sexta-feira (19/05/2017) ocorreu a premiação da 9ª Gincana Mineira de Economia, organizada pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON-MG). A disputa foi realizada em Belo Horizonte, nas dependências do Centro Universitário UNA, nos dias 18 e 19 de maio e contou com 32 estudantes (divididos em 16 duplas), de nove diferentes Universidades ou Centros Universitários de MG.

Os alunos Danilo Pedrosa Gonçalves e James Freeman Huntington JR do 4º ano do curso de Ciências Econômicas da FACESM – Faculdade de Ciências aplicas do Sul de Minas, conquistaram o segundo lugar da 9º edição do Torneio Gincana Mineira de Economia. A instituição tem tradição em participações anteriores no evento, sempre ficando entre os primeiros colocados. Destacando que os mesmos alunos já haviam conquistado o terceiro lugar no ano passado.

O evento tem caráter educacional e visa estimular o conhecimento, integrar as instituições de Ensino Superior na área e aplicar conceitos envolvendo prática e teoria.

Na abertura dos trabalhos, o vice-presidente do Corecon-MG, Sr. Adriano Miglio, saudou os participantes, ressaltando a importância da Gincana no processo de formação acadêmica dos alunos. A gincana é promovida nacionalmente, com seletivas regionais nos estados e com participação maciça dos cursos de graduação das universidades, faculdades e instituições de Ciências Econômicas.

Com o título, os acadêmicos irão participar agora da VII Gincana Nacional de Economia, com as duplas vencedoras de cada estado. A fase nacional será realizada em Belo Horizonte, em 8 e 9 de setembro de 2017.

“A participação na gincana foi muito gratificante, pois em um evento dessa natureza nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula são postos em prática, de uma maneira lúdica. A gincana nos propicia um espírito de competição, mas ao mesmo tempo de trabalho em equipe, algo que agrega muito no  preparo para a vida profissional e pessoal.” Danilo Pedrosa Gonçalves, aluno 4º ano Ciências Econômicas.

 

9ª Gincana Mineira de Economia

A dupla, que no ano passado levou o 3º lugar, estava confiante tendo desenvolvido uam estratégia para este ano.

“Este ano nós voltamos já sabendo como funcionava o jogo. Tínhamos uma estratégia que desenvolvemos no ano passado, usando simulações de Monte Carlo para testar a probabilidade de ganhar usando várias estratégias diferentes. Também empregamos a divisão de trabalho. Eu foquei na parte estratégica com os números e o Danilo respondeu todas as perguntas sobre teoria.” James Freeman Huntington JR, aluno 4º ano Ciências Econômicas.

9ª Gincana Mineira de Economia

James Freeman e Danilo Pedrosa com o prêmio de 2º lugar da 9ª Gincana Mineira de Economia.

“A participação da FACESM na Gincana Mineira de Economia proporciona aos alunos a oportunidade de conviver com pratica da teoria econômica, sendo submetidos a situações que dependem de conhecimento teórico e de tomada de decisão em diversos contextos econômicos. Parabenizo os alunos Jimmy e Danilo pelo excelente resultado alcançado nos dois anos consecutivos, colocando a FACESM em destaque entre as principais Universidades de Minas Gerais, demonstrando o compromisso na qualidade de ensino.” Cirineu Ferreira dos Santos, Diretor Geral da Facesm.

9ª Gincana Mineira de Economia

Prof. Cirineu Ferreira dos Santos com os alunos Danilo Pedrosa e James Freeman que levaram o 2º lugar na gincana.

horario-de-provas
Horário de Provas- 2ª Prova de 2017- REGIME SEMESTRAL
30 de maio de 2017
Aline Diniz - Representante Regional da Secretaria Estadual de Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
FACESM recebe visita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
5 de junho de 2017
9ª Gincana Mineira de Economia