As principais possibilidades profissionais para um administrador

Conhecido por ser um curso generalista a graduação em Administração capacita os alunos para atuarem em diversas funções dentro de uma organização ou até mesmo para gerir o próprio negócio. O papel dos administradores está ligado às decisões estratégicas, táticas e operacionais de uma empresa, assim o profissional formado em administração está capacitado para atuar em diversas frentes, desde finanças, recursos humanos, marketing até logística e produção.

Quem opta pelo curso de administração tem que estar preparado para liderar pessoas, trabalhar em equipe e apresentar soluções e implementá-las. No mercado de trabalho o administrador pode atuar em empresas públicas e privadas em diversos segmentos. Abaixo é possível conhecer os principais e o papel do administrador em cada um deles.

Compras: o administrador é responsável pelas aquisições da empresa, sendo responsável por negociar com fornecedores e administrar o orçamento disponível para o setor.

Vendas: para atuar na área de vendas é necessário que o administrador seja comunicativo, saiba negociar, além de ter amplo conhecimento sobre os produtos/serviços da empresa, para que assim tenha uma boa carteira de clientes.

Produção: na área de produção de uma empresa o administrador é responsável pelo gerenciamento da cadeia produtiva, trabalhando para que a empresa seja eficiente e para que a produção aconteça sem problemas.

Financeiro: ao trabalhar no departamento financeiro, o administrador controla os recursos da empresa, atuando como uma espécie de fiscal. Essa atividade é essencial para a lucratividade da empresa.

Logística: nessa área o administrador é responsável pela gestão e armazenagem dos suprimentos, controle de estoque e distribuição para os clientes.

Recursos Humanos:  área estratégica da empresa, no Recursos Humanos o administrador atua não apenas na captação de funcionários para a empresa, mas também na manutenção dos mesmo com a criação de planos de carreira, cargos e salários.

Marketing: o administrador que atua na área de marketing de uma empresa, geralmente, é responsável pela definição dos objetivos a serem alcançados e do público-alvo, além de realizar a avaliação dos projetos durante a execução.

Para que o profissional esteja preparado para todos esses desafios os alunos do curso de Administração da FACESM estudam economia, contabilidade, matemática, direito, filosofia, empreendedorismo, psicologia, sociologia, marketing, entre outras disciplinas (a matriz curricular completa pode ser acessada no link: http://www.facesm.br/graduacao/administracao/grade-curricular/).

De acordo com o coordenador do curso de Administração da FACESM, professor Vladas Urbanavícius Junior, a empregabilidade do curso é alta. “As diversas possibilidades de atuação dos administradores fazem com que os egressos do curso de administração tenham uma grande empregabilidade. Muitos dos nossos alunos chegam ao último ano do curso empregados ou com propostas de trabalho”, ressaltou. O curso de administração na FACESM é oferecido no período noturno e tem duração de quatro anos.

Veja o edital para bolsas PROBIC FACESM/FAPEMIG
7 de fevereiro de 2019
Programa de Sustentabilidade FACESM/Colégio Empreender tem os primeiros resultados
13 de fevereiro de 2019
agenda-analysis-business-990818