Entenda o que é a gestão da inovação

Antes de começar a entender a gestão da inovação é preciso estar por dentro do significado de inovar. No contexto organizacional o termo está diretamente ligado ao processo de atendimento de uma necessidade por meio da união entre ideias, ações e estratégias que sejam capazes de gerar aperfeiçoamento, inovação de serviços/produtos e novos procedimentos que gerem resultados positivos para a empresa e seus clientes.

A inovação, atualmente, é indispensável para um negócio competitivo e sustentável e para que uma empresa consiga realizar inovações dentro do seu processo produtivo são necessárias algumas etapas. Uma delas é que a inovação deve estar no DNA da organização, ou seja, ela deve ser prioridade e estar alinhada com os objetivos e cultura da empresa. Outra etapa é a preparação do ambiente de trabalho para que a inovação possa acontecer e ela só ocorre onde há abertura para o novo e isso demanda a disponibilidade de cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto, além do incentivo e valorização da inovação por parte dos gestores. Compreender quais são as necessidade e oportunidades da empresa é também é uma etapa na implementação da inovação, é preciso um profundo conhecimento dos recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros que a empresa possui, além do conhecimento sobre os ambientes interno e externo da organização. Esse conhecimento é importante para o planejamento e gestão da inovação. Sendo assim, inovar é um investimento de médio a longo prazo.

Os desafios das empresas não acaba com o objetivo de inovar, é preciso que haja uma gestão eficiente desse processo para que ocorra o mapeamento das oportunidades, necessidades e ameaças, para que a cultura e o ambiente da empresa sejam favoráveis e para que a equipe esteja engajada e em sintonia com o processo de inovação. Para isso é importante que a gestão da inovação nas organizações seja feita por pessoas capacitadas, para que ocorra de maneira eficiente e, assim, tenha a capacidade de transformar a empresa. No MBA em Gestão de Inovação e Tecnologia da FACESM o profissional sai apto a lidar com todos os desafios do processo de implementação da gestão de inovação em empresas. Saiba mais sobre o curso no link: https://goo.gl/fEJFnL.

Programa de Sustentabilidade FACESM/Colégio Empreender tem os primeiros resultados
13 de fevereiro de 2019
Novas datas para o curso preparatório CPA10
22 de fevereiro de 2019
idea