FACESM comemora 54 anos com lançamento de programa de preparação para o mercado de trabalho

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM) completou 54 anos no último dia 25. Para a celebração foi realizada uma cerimônia seguida do lançamento do #partiucarreira, programa desenvolvido pelo Departamento de Integração Acadêmica e Empresaria para preparar os alunos da faculdade para os processos seletivos de estágio ou emprego.

O lançamento contou com a participação do coordenado do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, em Itajubá, Luiz Antônio Raponi, e do Analista de Recursos Humanos na Helibras e ex-aluno da FACESM, Emanoel Ferreira, que na ocasião puderam expor aos alunos um pouco sobre o processo de entrevista de estágio e emprego, sobre as análises realizadas pelos departamentos de Recursos Humanos e sobre a importância de estarem bem preparados para o mercado de trabalho. Todos os temas citados pelos participantes serão melhor trabalhados ao longo das aulas do #partiucarreira.

O programa consiste em um curso extracurricular, com aulas presenciais e na modalidade EaD, em que os alunos inscritos trabalharão aspectos comportamentais, conhecimentos sobre ambiente de trabalho, posicionamento profissional, carreira, comunicação, imagem pessoal, entrevistas, elaboração de currículo, entre outros.

De acordo com o professor Ronaldo Abranches, coordenador do projeto, ter profissionais mais preparados para a inserção no mercado de trabalho também é uma necessidade das empresas. “As empresas têm reclamado da maneira que os alunos, de maneira geral, chegam nas entrevistas, da forma como se comunicam e se expressam, entre outras queixas, portanto o #partiucarreira também vem para resolver os problemas das empresas”, explica.

Os alunos FACESM poderão se inscrever pelo e-mail fauzi.esper@facesm.br, enviando nome completo, número de matrícula e e-mail. As inscrição vão até às 9h do dia 30 de março, quando será realizada a primeira aula presencial.

O cronograma das aulas pode ser conferido abaixo:

programacao

 

Sobre o Departamento de Integração Acadêmica e Empresarial

O departamento tem como objetivos colaborar na facilitação de estágios; melhorar o perfil dos alunos que chegam ao mercado de trabalho; desenvolver um melhor relacionamento com as empresas e promover a integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade empresarial. As empresas que tiverem interesse em divulgar vagas e estreitar as relações com a FACESM e com o departamento podem entrar em contato pelo diprof@facesm.br ou pelo (35) 3629-5724, das 13:30h às 21h.