A comunicação não verbal em uma entrevista de emprego

A preocupação de muitos candidatos ao participarem de uma entrevista de emprego ou estágio é não saber o que dizer ou dizer algo que desagrade o entrevistador. Poucas pessoas se preocupam com a mensagem que estão transmitindo por meio da comunicação não verbal, como gestos e posturas, e essa pode ser a diferença entre ser ou não contratado.

Durante uma entrevista o recrutador está avaliando além das palavras, o aperto de mãos, o contato visual e as expressões faciais, entre outros movimentos, também são observados.

Para te ajudar nessa etapa, separamos cinco dos principais erros gestuais que devem ser evitados em uma entrevista de estágio ou emprego:

  • Invadir o espaço do entrevistador: ficar fisicamente muito perto de quem está te entrevistando, pode deixar a pessoa desconfortável e incomodada.
  • Ficar encolhido: durante uma entrevista o candidato deve sentar-se de forma reta e com os ombros relaxados. A má postura atrapalha a transmissão de uma imagem profissional.
  • Falta ou excesso de contato visual: o contato visual demonstra confiança em si mesmo, além de facilitar que seja estabelecida uma conexão com o entrevistador, por isso não deve ser evitado. Porém, o contato visual não pode transmitir a ideia de que você está encarando o entrevistador, não pode ser agressivo, deve ser realizado de maneira natural.
  • Mãos e pés nervosos: ficar batendo os dedos na mesa ou balançado os pés são reações comuns quando uma pessoa está ansiosa, porém essas ações podem incomodar o recrutador, além de transmitirem a ideia de nervosismos e de falta de auto controle.
  • Gesticulação excessiva: utilizar gestos durante a fala pode, inclusive, ajudar na formulação das respostas, mas é preciso cuidado para que os gestos não sejam excessivos e pareçam agressivos.

Uma dica para que esses erros sejam mais facilmente evitados é realizar a simulação da entrevista, assim é possível que você observe com calma sua comunicação não verbal e possa acabar com hábitos que atrapalham sua imagem profissional.

Curso de extensão “Estratégias de Marketing Pessoal nas Redes Sociais”
3 de maio de 2019
79-min
Confira as informações que não podem faltar no seu currículo
13 de maio de 2019
handshake-2056023_1280