Atividades complementares: o que são e como cumprir

As atividades complementares fazem parte da vida acadêmica de todo estudante universitário. Mas você sabe o que são as horas complementares e quais atividades são consideradas para a contabilidade das horas? Continue a leitura e fique por dentro!

 

O que são as atividades complementares e qual a importância?

As atividades complementares são atividades extracurriculares obrigatórias, determinadas pela Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes da Educação Nacional. Elas servem para complementar os aprendizados oferecidos pela grade curricular em sala de aula e para oferecer novas experiências aos alunos.

Apesar de muitos estudantes enxergarem as atividades complementares apenas como mais uma obrigação para se formarem, elas são importantes para o crescimento pessoal, profissional, cultural e social do graduando. Para que todos esses benefícios sejam alcançados é importante que o estudante realize atividades diversificadas.

 

Mas como cumprir essas horas?

Cada curso exige uma quantidade de horas complementares, que podem ser cumpridas na própria faculdade, por meio da participação em palestras e demais atividades ofertadas, ou externamente, participando atividades que estejam vinculas ao curso em andamento.

Entre as atividades aceitas para a contabilidade das horas complementares estão:

  • Projetos de pesquisa;
  • Iniciação científica;
  • Participação em seminários, palestras ou congressos;
  • Cursos livres, desde que o conteúdo programático esteja relacionado aos conhecimentos e habilidades inerentes à graduação em andamento;
  • Estágios não obrigatórios em área de atuação do curso.

O curso de Administração da FACESM exige o cumprimento de 100 horas complementares, já os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas exigem o cumprimento de 400 horas complementares.  As horas devem ser cumpridas durante o período de realização do curso.

dscn4271_easy-resize-com
FACESM realiza oficina de educação financeira para alunos de Delfim Moreira
9 de agosto de 2019
contabilidade-mei
Horário das Provas
9 de setembro de 2019
lecture-3986809_1920