Cidadão Legal

O Projeto Cidadão Legal é um projeto de educação tributária que visa promover a acessibilidade dos serviços contábeis à população da cidade e região, prestando serviços de consultoria e elaboração da declaração do imposto de renda da pessoa física e integrar o aluno no universo prático da profissão e no relacionamento social.

Participam professores e alunos do Curso de Ciências Contábeis que prestam esclarecimentos de dúvidas sobre o IRPF, auxiliam no preenchimento e transmissão da declaração de ajuste anual e impressão completa com o respectivo recibo.

Periodicidade: evento anual que ocorre nos meses de março e abril, com treinamentos para os alunos e atendimentos aos contribuintes.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

– Documento de Identidade (Cópia simples).
– CPF (Cópia simples).
– Título de Eleitor (Cópia Simples).
– Comprovante de endereço.
– Ocupação (informação sobre a profissão
que exerce).
– CPF do cônjuge.
– Número do banco, conta corrente e agência onde deverá receber a restituição do Imposto de Renda caso houver.
– Declaração do IRPF do ano anterior impressa ou em arquivo.
– Número de telefone.
– Informes de rendimentos recebidos em 2017.
– Documentos de recebimento de aluguéis e despesas com o imóvel pagas pelo locador.
– Documentos de recebimento de indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS.
– Extratos para o Imposto de Renda, fornecidos pelos bancos onde possui conta: Informações sobre cadernetas de poupança, conta corrente, aplicações financeiras, títulos de capitalização, ações, etc.
– Escrituras de imóveis adquiridos no ano de
2017. (No caso de compra financiada em 2017 ou em anos anteriores, carnê de pagamento ou extrato emitido pelo banco).

– Documento de compra e/ou venda de veículo
automotor que contenha marca, modelo, placa, data da alienação, nome e CPF/CNPJ do vendedor quando for compra e do comprador quando for venda. (No caso de compra financiada em
2017 ou em anos anteriores, carnê de pagamento que comprove o valor pago).
– Documentos de dívidas de valor superior a
R$ 5.000,00.
– Documentos comprobatórios de despesas com creches, pré-escolas, ensino de 1º e 2º graus, ensino técnico e tecnológico e ensino superior dos dependentes e/ou alimentados ou próprio contendo nome e o CNPJ do estabelecimento de ensino.
– Documentos comprobatórios de despesas médicas em geral, contendo nome, endereço, CPF ou CNPJ do beneficiário dos pagamentos.
– Notas fiscais de aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas com receituários médicos.
– Documentos de pensão alimentícia paga formalmente por ato homologado judicialmente ou por escritura pública.
– Documentos de pagamentos efetuados a entidades de previdência complementar domicilia- das no Brasil, bem como os efetuados ao Fapi. (em nome do contribuinte ou de seus dependentes).
-Nome e CPF nos pagamentos e/ou doações feitos a pessoas físicas.
Trazer os documentos anteriormente citados, pertencentes ao cônjuge, dependente e alimentado.

Fotos das Edições anteriores

 

 

ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DO NAF (NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL) DA FACESM REALIZARAM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO CIDADÃO LEGAL

 

O Projeto Cidadão Legal é um projeto de educação fiscal. Visa promover a acessibilidade dos serviços contábeis à população da cidade e região, prestando serviços de consultoria e elaboração da declaração do imposto de renda da pessoa física.

As atividades do Projeto não se limitam ao aprendizado sobre imposto de renda. São atividades que envolvem o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a aplicação dos conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula.

O projeto Cidadão Legal 2018 foi desenvolvido com a participação de 32 alunos do curso de Ciências Contábeis, 03 alunos do NAF, 5 alunos coordenadores do projeto e 4 professores de apoio: Prof. Denílson da Silva Lucas, Prof. Márcio Moraes, Profª Maria Márcia Faria de Almeida e a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis Profª Gleicilene Siqueira de Mello.

O atendimento ao contribuinte ocorreu no dia 14 de abril, e foram atendidas 125 pessoas e transmitidas 114 declarações. A cada ano o projeto vai se consolidando, como um projeto social relevante para a sociedade, promovido pelo Curso de Ciências Contábeis da FACESM.

Foram arrecadados mais de 104 quilos de alimentos, doados pelos contribuintes.

A Profª Gleicilene fará a entrega da arrecadação dos alimentos ao Lar da Providência de Itajubá.

Os contribuintes manifestaram sua satisfação com o atendimento e parabenizaram a iniciativa da FACESM e dos alunos.

 

Depoimentos dos Contribuintes:

O projeto cidadão legal é muito importante, pois é onde os alunos encaram seus primeiros desafios e tiram suas dúvidas em cada caso encontrado. Para o declarante é bom, pois os alunos explicam a forma e importância dos dados e ainda com a contribuição de 1kg de alimento, ajudamos as pessoas que passam necessidades. (L.A.B.)

O projeto além de proporcionar prática aos alunos, auxilia a população a cumprir seu dever de cidadão. (M.M.J.)

 

Depoimentos dos Alunos:

Com o Cidadão Legal colocamos em prática o nosso lado profissional. (L.R.P.)

Com o Cidadão legal fazemos a diferença no mercado atual. (I.J.C.)

A iniciativa dos alunos foi muito apreciada e bem recebida por toda a população.

Parabéns a toda equipe!