FACESM

Apresentação

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, mantida pelo CENTRO REGIONAL DE CULTURA – CEREC, tem produzido idéias que moldaram a prática da gestão em organizações de todas as áreas de atuação e de todos os portes. A história da FACESM é vista como um desafio, um legado de energia e inovação.

Atualmente a FACESM oferece 3 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Todos com 04 anos de duração. Além de seus cursos de graduação, a FACESM tem desenvolvido um amplo trabalho de oferecer cursos de Pós-graduação e Extensão e realizar Pesquisas Científicas, por intermédio do Instituto de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (INPPEX).

A FACESM se esforça todos os dias para que os alunos tenham estrutura intelectual para redefinir a natureza da gestão e reescrever o futuro dos negócios. Uma das grandes preocupações da instituição é oferecer aos seus alunos, muito mais que conteúdo didático, ela busca oferecer um modelo de gestão baseado na ética, na responsabilidade e no respeito com as empresas e com a sociedade.

O trabalho desenvolvido pela FACESM tem como alicerce a seriedade, a credibilidade, a solidez e a excelência da qualidade no ensino.

 

História

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, que foi criada em 25 de março de 1965, pela Sociedade Colégio de Itajubá para ministrar o Curso de Ciências Econômicas.

Em 1968, pelo advento de problemas internos, a Sociedade Colégio de Itajubá transferiu a manutenção da FACESM para a Prefeitura Municipal de Itajubá, o que perdurou até 1970.

Em 1971, a Prefeitura Municipal de Itajubá, a fim de viabilizar o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas pelo MEC, transferiu a FACESM para a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC. Ocorrido o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, em meados de 1971, a CNEC houve por bem não se interessar pela continuação da manutenção da FACESM, o que provocou, em 1971, a fundação do CEREC – Centro Regional de Cultura por um grupo de professores, a fim de assumir a gerência e a manutenção da Faculdade.

A FACESM já formou cerca de 2.300 economistas, contadores e administradores. A entidade destaca-se também pela dedicação e esforços na execução de sua linha de pesquisa, que procura atender aos anseios e necessidade da sociedade.

 

Missão, Visão e Valores

Missão
Promover condições para o desenvolvimento do ser humano, por intermédio da ação transformadora da educação, fundamentada em princípio de comportamento ético, sustentabilidade e regionalidade.

Visão
Ser reconhecida como uma instituição educacional de excelência na área de ciências sociais aplicadas e pela sua capacidade de desenvolver as competências.

Valores
Seriedade, credibilidade, solidez, experiência

Princípios norteadores da FACESM
• A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo por base seus cursos e programas de pós-graduação, seus núcleos temáticos e suas atividades acadêmicas de iniciação científica;
• A qualidade de seu fazer educacional, tomada como um querer permanente e com um agir melhor, submetida sempre a uma avaliação sistemática de tudo que realiza;
• A regionalidade de sua ação institucional, inclusive nos campos cientifico e cultural, promovendo a valorização do ser humano, especialmente em harmônica convivência com o meio ambiente.

logo-rodape