Onde Estamos

A FACESM está localizada em Itajubá, município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado às margens do Rio Sapucaí, na Serra da Mantiqueira.

Sua população estimada em 2016 é de 96.523 habitantes. Itajubá é um pólo econômico regional de suma importância, principalmente para as 13 cidades que compreendem a microrregião de Itajubá.

Devido ao grande número de pesquisas tecnológicas realizadas por suas universidades, e ao vertiginoso desenvolvimento da área industrial de tecnologia instaladas tanto em Itajubá, como em Santa Rita do Sapucaí a região é conhecida como “vale do silício brasileiro”. O pólo industrial itajubense é altamente diversificado, destacando-se principalmente o setor de energia, tecnologia e fornecedores para autopeças.

Itajubá foi fundada em 19 de março de 1819. Há duas versões para a origem do nome. A versão mais aceita é a de que deriva da palavra Itagybá, que em língua indígena significa “Rio das Pedras que do alto cai” em alusão à cascata vizinha das minas de ouro exploradas por seus primeiros habitantes. Outra é a de que o nome indígena, na verdade, significa “pedra amarela”. Com efeito, o primeiro nome parece ser mais acertado, tendo em vista as diversas cachoeiras que encontramos no município.

Para informações atualizadas sobre o município acesse aqui.

itajuba