Empreendedorismo
Gestão Ambiental
Gestão Contábil e Tributária
Gestão de Mercado
Gestão de Mercado Internacional
Gestão de Pessoas
Gestão de Sistema Produtivo
Gestão Financeira
Negócios Internacionais
- Descrição: Este curso tem como objetivo tornar o profissional consciente das forças e fatores internacionais que influenciam de forma decisiva o mercado no qual atuam; compreender as potencialidades e restrições que decorrem do posicionamento do Brasil no contexto internacional como um todo. Habilitar o profissional a se posicionar em relação a mercados, oportunidades e processos relacionados com as dinâmicas de internacionalização e comércio exterior.
- Conteúdo Programático:
- Unidade 1 – Introdução
Conceitos básicos: sistema internacional, globalização, novas dinâmicas políticas e econômicas. - Unidade 2 – Comércio internacional: princípios, dinâmicas, organismos reguladores.
Protecionismo, negociações e perspectivas.
Exportadores e importadores: perfis típicos pelo mundo. - Unidade 3 – O Brasil no mundo: política, aspectos estruturais da economia e comércio.
Política comercial recente e protecionismo.
Contenciosos e atuação nas rodadas comerciais; abertura de novos mercados. - Unidade 4 – Internacionalização das empresas brasileiras: antecedentes; casos recentes; apoio governamental.
Possibilidades para os demais formatos de empresas brasileiras.
Investimentos estrangeiros no Brasil: evolução recente e mudança de perfil. - Unidade 5 – Mercados em destaque: aspectos especiais.
Mecanismos de apoio à inserção internacional no Brasil.
- Unidade 1 – Introdução
- Pré-requisitos: graduação completa ou estar no último ano da graduação
- Público-alvo: Gestores, empresários, prestadores de serviços, alunos do último ano da graduação, pós graduandos e pós graduados que necessitam adquirir ou aprofundar os conhecimentos em negócios internacionais.