FACESM Comunidade

Devido a importância da cultura empreendedora para a formação de uma nova geração de agentes de mudanças, a FACESM desenvolve o programa FACESM Comunidade, onde sob a coordenação dos professores, os alunos identificam problemas da comunidade e buscam desenvolver projetos para minimizar ou solucionar esses problemas.

Os alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas são os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de projetos sociais, desde sua concepção, organização, execução e apresentação para a comunidade em geral. O objetivo de desenvolver projetos sociais é aproveitar a capacidade empreendedora dos alunos e envolvê-los na promoção de ações sociais, exercitando a sensibilidade social.

Os alunos começam a se preparar para desenvolver os projetos sociais no mês de Março de cada ano. Sob a coordenação de professores, eles se dividem em grupos e começam a trabalhar através da metodologia aplicada a projetos sociais. Os estudantes são estimulados a desenvolverem projetos sociais em parcerias com instituições do terceiro setor de Itajubá e região.

O desenvolvimento

Por meio de visitas às várias instituições existentes, fazem a escolha da comunidade ou do projeto que receberá investimento de acordo com as necessidades, com as oportunidades de melhoria ou até mesmo solução dos problemas. Com a instituição que receberá a ajuda já definida, é feito um diagnóstico com os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, apresentação das características da instituição, sua história e evolução. Também é feito um plano de ação com o número de tarefas para serem realizadas. Durante o desenvolvimento do trabalho os grupos realizam atividades, tais como:

  • Atividades de infraestrutura: são as atividades de caráter duradouro, tais como: reforma de mobiliários, reformas do imóvel, aquisição de aparelhos/equipamentos importantes para a instituição, entre outros;
  • Atividades de integração: são as atividades de integração, tais como: um café da tarde, uma festa para o público-alvo atendido na instituição (crianças, idosos, dependentes químicos, entre outros), um almoço, entre outras;
  • Atividade de divulgação: formas pelas quais os alunos irão ajudar a instituição nas suas ações de marketing, tais como: construção de um site ou blog; criação de uma página no Facebook.

Os alunos também procuram empresas (indústrias, prestadores de serviço e comércio) da cidade de Itajubá e região que estejam dispostos a auxiliar no desenvolvimento do projeto por meio de patrocínio, podendo ser através de contribuição financeira ou na prestação de serviços e em contrapartida esses parceiros divulgam sua marca durante a feira onde são apresentados os resultados dos projetos.

O resultado

Os resultados são apresentados durante a Feira de Empreendedorismo da FACESM – FEMF, cujo objetivo é desenvolver a sensibilidade social da comunidade, sensibilizar socialmente a comunidade acadêmica e regional e criar espaço para iniciativas empreendedoras.

 

Relatórios

Confira abaixo os relatórios dos projetos realizados:

facesm-comunidade_red