FACESM  
Graduação
Pós Graduação
Instituição
Mais
Alunos
Biblioteca
5º ECOSUL
Vestibular
   
Você está em > Instituição > FACESM - CEREC > FACESM - CEREC

FACESM - CEREC

Centro Regional de Cultura - CEREC

Mantenedor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas / FACESM

O CENTRO REGIONAL DE CULTURA /CEREC é uma associação, sem fins econômicos, pessoa jurídica de direito privado, criada em 15/10/71, com seu Estatuto atual registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Itajubá, MG, sob o nº 02.273, Fls. 289, Livro A – Nº 8, de Registro Civil das Pessoas Jurídicas em 12/01/2004.

O grupo pioneiro do CEREC foi formado pelos Profs. Henrique Stefani e Silva - Diretor Presidente; José Gobbo Ferreira - Vice-Diretor Presidente; Armando Costa Pinto - Secretário Geral; Ailton Flores Alves, Diretor do Conselho Consultivo; José Adolar Fernandes - Secretário do Conselho Consultivo e Luiz Edmundo Bailly, Nelson Roque Vaz Musa e Walter Serrano - Conselheiros do Conselho Consultivo. O CEREC, como pessoa jurídica de direito privado, possui um valioso patrimônio representado por uma área de aproximadamente 30.000 m2 com 9.450 m2 de construções. As instalações do CEREC, que abrigam a FACESM, são novas e bem cuidadas, contendo toda a infra-estrutura de mobiliário e de equipamentos para atender a seus cursos.

Diretoria do CEREC (2011 a 2013)

Presidente: Prof. Cirineu Ferreira dos Santos
Vice-presidente: Prof. Maurílio G. Magalhães
Secretário Geral: Prof. Ronaldo Sales Abranches
Conselho fiscal: Prof. José Francisco Nogueira de Paiva, Profa. Tania Maria Campos e Prof.Vladas Urbanavicius Junior

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas / FACESM, estabelecimento isolado de ensino superior, mantida pelo CENTRO REGIONAL DE CULTURA CEREC, originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, foi criada em 1965, pela Sociedade Colégio de Itajubá para ministrar o Curso de Ciências Econômicas. Em 1968, pelo advento de problemas internos, a Sociedade Colégio de Itajubá transferiu a manutenção da FACESM para a Prefeitura Municipal de Itajubá, o que perdurou até 1970.
Em 1971, a Prefeitura Municipal de Itajubá, a fim de viabilizar o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas pelo MEC, transferiu a FACESM para a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC. Ocorrido o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, em meados de 1971, a CNEC houve por bem não se interessar pela continuação da manutenção da FACESM, o que provocou, em 1971, a fundação do CEREC por um grupo de professores, a fim de assumir a gerência e a manutenção da Faculdade.
Hoje, a FACESM possui três cursos de graduação: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração. O curso de Ciências Econômicas foi autorizado pelo Decreto nº. 59.840, de 28/12/1966, e reconhecida pelo Decreto nº 69.794, de 15/12/1971 (DOU de 17/12/1971). Em 1984, foi obtida a autorização do Curso de Ciências Contábeis pelo Decreto nº 90.402, de 07/11/1984, reconhecimento, pela Portaria Ministerial nº 413, de 29/07/1988 (DOU de 02/08/1988). Em 1998, foi autorizado o Curso de Administração, pela Portaria Ministerial nº 229, de 06/03/1998 (DOU de 10/03/1998) sendo reconhecido pela Portaria nº 3121 de 31.10.2003 (DOU de 04/11/2003). Nos seus 42 anos de existência, com especialização na área de Ciências Gerencias, a FACESM já formou cerca de 2.300 economistas, contadores e administradores. A entidade destaca-se também pela dedicação e esforços na execução de sua linha de pesquisa, que procura atender aos anseios e necessidade da sociedade. Além de seus cursos de graduação, a FACESM tem desenvolvido um amplo trabalho oferecer cursos de Pós-graduação e Extensão e realizar Pesquisas Científicas, por intermédio do Instituto de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (INPPEX), que conta com professores altamente qualificados.

MISSÃO

Promover condições para o desenvolvimento humano, por intermédio da ação transformadora da Educação, fundamentada em princípios de comportamento ético, sustentabilidade e regionalidade.

VISÃO

Ser reconhecida como uma instituição educacional de excelência na área de ciências sociais aplicadas e pela sua capacidade de desenvolver as competências.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FACESM

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo por base seus cursos e programas de pós-graduação, seus núcleos temáticos e suas atividades acadêmicas de iniciação científicas;
A qualidade de seu fazer educacional, tomada como um querer permanente e com um agir melhor, submetida sempre a uma avaliação sistemática de tudo que realiza;
A regionalidade de sua ação institucional, inclusive nos campos cientifico e cultural, promovendo a valorização do ser humano, especialmente em harmônica convivência com o meio ambiente.

REGIMENTO ESCOLAR

Este documento rege a FACESM e trata de:

  • Fins e Objetivos. Estrutura Organizacional da Faculdade
  • Atividade Acadêmica. Regime Escolar
  • Comunidade Acadêmica. Regime Disciplinar
  • Títulos e Dignidades Acadêmicas. Disposições Gerais e Transitória
    Obs: Na biblioteca encontra-se uma cópia impressa para leitura.

DIRETRIZES
São informações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas para os graduandos dos cursos de:

ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA FACULDADE

CONGREGAÇÃO:

Órgão Colegiado da FACESM, de caráter consultivo, deliberativo, administrativo, didático pedagógico e disciplinar, é composta: pelo Diretor Geral, pelo Diretor de Ensino, pelo Diretor do INPPEX, pelos Coordenadores de Curso, pelos professores titulares, por dois representantes dos professores assistentes, por dois representantes dos professores auxiliares, por dois representantes da Comunidade e por dois representantes do corpo discente da FACESM.

CONSELHO GERAL DE CURSOS - CGC
Órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de supervisão no ensino e na pesquisa e em matéria que não seja da competência exclusiva da Congregação.

COORDENADORIAS DE CURSO - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
São unidades operacionais de caráter didático, pedagógico, administrativo e cientifico que congregam disciplinas, professores e técnicos, específicos de cada curso, buscando sua integração e sua interdisciplinaridade, seja no ensino, na pesquisa e na extensão.

COORDENADORIAS DE DEPARTAMENTOS
São unidades operacionais que visam auxiliar a Diretoria na supervisão e no gerenciamento das atividades da Faculdade.

INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - INPPEX
Criado em 1998. As linhas de pesquisa estão ligadas ao desenvolvimento econômico e tecnológico e à importância da ciência, tecnologia e inovação no ambiente empresarial. Oferece cursos de pós-graduação, extensão e realiza pesquisa científica na área de Ciências Gerenciais.

DIRETORIA FACESM (2010/2012)

Diretor Geral: Prof. Hector Gustavo Arango

Diretor de Ensino: Prof. José Carlos Rodrigues
Diretor do INPPEx: Prof. Ronaldo Sales Abranches

Coordenadorias dos Cursos de Graduação
Administração de Empresas: Prof. Vladas Urbanavicius Junior
Ciências Econômicas: Prof. Cirineu Ferreira dos Santos
Ciências Contábeis: Profa. Gleicilene Siqueira de Mello

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial – GPDE: Prof. Ronaldo Sales Abranches
Tem a finalidade de desenvolver projetos sobre empreendedorismo e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes dos acadêmicos, por intermédio de técnicas e instrumentos a serem exercidos em ambiente orientado e laboratorial.
O grupo desenvolverá projetos gerenciais através da EMPRESA JÚNIOR e pesquisa pela atividade de INICIAÇÃO CIENTÍFICA conforme os anseios e necessidades regionais.

Instituto de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão - INPPEX

Cursos de Pós Graduação: Prof. Ronaldo Sales Abranches
Extensão: Prof. Marcelo Dias Lopes

Coordenadorias de Departamentos

  • Departamento de Desenvolvimento e Promoção: Prof. Maurílio Gomes de Magalhães

PROGRAMA DE MONITORIA
Objetiva incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de alunos interessados em aprimorar suas habilidades no campo teórico, na pesquisa e na produção científica, bem como, despertar o interesse pelo magistério e ser efetivamente colaborativo para com os professores e colegas acadêmicos.


INICIAÇÃO CIENTÍFICA
É destinado a alunos que demonstrem potencial e habilidades para a pesquisa. Procura propiciar, sob orientação e coordenação de um professor, orientador, condições para a realização de atividades que contribuem para a formação acadêmica e para o desenvolvimento da ciência, no interesse da educação continuada (pós-graduação), como para a integração no mercado de trabalho.

MONOGRAFIA
Trabalho de conclusão do Curso de Ciências Econômicas sob a orientação de um coordenador, o qual deverá ser apresentado a uma banca examinadora para sua aprovação, dentro de um prazo regimental.
È condição necessária para s e obter o título de bacharel em Ciências Econômicas.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho de conclusão de curso (TCC), sob a orientação de um coordenador, em duas fases: a) carga horária de trabalho na condição de estagiário realizado em ambiente empresarial;
b) elaboração de um relatório de estágio contendo o TCC.
Condição necessária para se obter o título de bacharel nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.

 

VISITAS TÉCNICAS
Atividade acadêmica de visita a empresas para conhecer o processo gerencial e de operação das mesmas como subsídio ao trabalho acadêmico. Exige uma programação e relatório final. 

TÍTULOS E DIGNIDADES ACADÊMICAS
Ao concluinte de curso de graduação é conferido o respectivo grau e expedido o diploma correspondente. A colação de grau é um ato público e coletivo, em sessão solene da Congregação, sob a presidência do Diretor Geral. A Comissão de Formatura constituída pelos formandos desenvolve juntamente com o Departamento de Relacionamento com Alunos o programa de Solenidade de formatura.

ANO LETIVO
As atividades da FACESM são previstas anualmente no CALENDÁRIO ESCOLAR, organizado pela Diretoria e aprovado pelo Conselho Geral de Cursos.

MATRÍCULA
Ato formal de ingresso nos cursos e de vinculação à Faculdade, nos prazos estabelecidos no calendário escolar, com a documentação exigida.

TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
A expedição de guia de transferência cancela o vínculo do aluno com a faculdade.

Valor corrente das mensalidades por curso R$ 740,00 (ano 2014)

Valor corrente das taxas de matrícula e outros encargos financeiros
Matrícula: R$ 740,00
Prova extra: R$ 20,00
Revisão de prova: R$ 12,00
Declaração matrícula: R$ 18,00
Trancamento de matricula: R$ 80,00
Histórico escolar: R$ 40,00
Diploma formados até 2006: R$ 220,00
Diploma pergaminho formados a partir de 2007: R$ 145,00
Diploma papel reciclável: sem custo
Programa de disciplina(por disciplina folha): R$ 8,00
colação de Grau fora do prazo: R$ 80,00 

 
 

logo
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 45 - Itajubá - MG
Tel.: (35) 3629-5700 | Fax: (35) 3629-5705 - Atendimento: 13:30 as 22:30h
  Protected by: exchange spam filter