A FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas faz questão de anualmente promover o Dia do Economista (13 de agosto) e homenagear esses profissionais e alunos. Como forma de celebrar a data a Instituição, por meio da Coordenação do Curso de Ciências Econômicas, realiza a Semana do Economista, uma semana de atividades e festividades que ultrapassa o ambiente acadêmico e envolve ex-alunos e a comunidade como um todo.

A Semana este ano contou com duas atividades, no dia 16 de agosto, data da abertura oficial do evento foi realizada a Palestra “Taxa de câmbio e inflação no Brasil”, ministrada pelo Prof. PhD Marcelo Lacerda Rezende.

Marcelo Lacerda Rezende – graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Tem doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Texas A&M University, EUA. Foi professor da FACESM de 2001 a 2004 e atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alfenas, onde também é membro permanente do programa de mestrado em Gestão Pública e Sociedade.

Estiveram presentes no evento os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano do Curso de Ciências Econômicas, alunos do Programa de Pós-graduação da FACESM, além de alunos de outras instituições locais como a UNIFEI e FEPI, e visitantes que muito aprenderam com a explanação feita pelo Prof. Marcelo que enfatizou a possível correlação entre as duas variáveis, temas da palestra, taxa de câmbio e inflação com a taxa de juros.

Na quarta-feira, 17 de agosto foi realizado o IV Ciclo de Debates de Macroeconomia do Curso de Ciências Econômicas da FACESM, esse ano com uma proposta inovadora. A Coordenação do evento, com o intuito de ressaltar a participação dos alunos e coloca-los como protagonistas realizou o debate entre as turmas do 2º, 3º e 4º ano – ficando os alunos do 1º ano como ouvintes. Foi lançado um tema chave: “É ainda o tripé econômico indispensável para governar?” e cada turma fez a sua explanação durante o Debate. As turmas contaram com um técnico (professor da Instituição) para auxiliar nas discussões prévias e o nível das respostas e participações surpreendeu positivamente tanto os participantes externos quanto a banca de avaliadores convidados, que foi composta por ex-alunos da instituição, Sra. Maria Lúcia Carneiro Gouveia, proprietária da empresa CONTABILEX; Sr. Antônio Rogério Silva, Diretor de Programas na Helibrás; Prof. Dr. Alceu Antônio da Costa; e Prof. Me. Maurílio Gomes de Magalhães, Delegado da 10ª Delegacia do Conselho Regional de Economia – CORECON.

Os campões do debate foram os alunos do 4º ano de economia, mas a disputa foi realmente acirrada, pois o nível foi muito competitivo. Ao final do evento houve uma confraternização, oferecida pela instituição, em comemoração ao Dia do Economista.

Confira as fotos do evento aqui

tendencias-de-inovacao
Palestra: “As tendências de Inovação em Saúde”
20 de agosto de 2016
semana-do-economista