Na última sexta-feira (26/08/2016) ocorreu a premiação da 8ª Gincana Mineira de Economia, organizada pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON-MG). A Gincana ocorreu entre os dias 25 e 26 de agosto no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte (MG).

A FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, realizou uma pré-seleção entre os alunos do Curso de Ciências Econômicas e contou com duas duplas representando a instituição no evento, Lara Pereira Firmino e Antônio Francisco de Toledo (2º e 4º ano de Ciências Econômicas respectivamente) e Danilo Pedrosa Gonçalves e James Freeman Huntington Júnior (ambos 3º ano do Curso de Ciências Econômicas).

8ª Gincana Mineira de Economia   8ª Gincana Mineira de Economia   8ª Gincana Mineira de Economia

A instituição tem tradição em participações anteriores no evento sempre ficando entre os primeiros colocados e por isso os alunos foram com o objetivo de manter as boas colocações. Nessa edição foram os alunos do 3º ano do Curso de Ciências Econômicas que trouxeram o terceiro lugar para Itajubá, registrando um percentual de aproveitamento de 80%. A competição contou com representantes de outras 10 escolas, 17 duplas ao todo.

8ª Gincana Mineira de Economia 8ª Gincana Mineira de Economia 8ª Gincana Mineira de Economia

A Gincana é um evento nacionalmente conhecido pelas Faculdades de Ciências Econômicas e de grande importância junto ao meio acadêmico.  A competição é baseada no jogo “Brincando de Ministro” desenvolvido pelo economista e professor da FGV, Paulo Sandroni e tem como objetivos estimular a integração entre alunos e instituições de ensino e desenvolver e aplicar os conceitos, conciliando a prática com a teoria.

Além do prêmio físico que os alunos trouxeram, um cheque no valor de R$800,00 (oitocentos reais), eles voltaram com uma experiência na bagagem e o reconhecimento do trabalho bem feito. Eles nos contaram como foi a preparação para a Gincana:

“A preparação teve início com a pré-seleção realizada na FACESM e com o apoio da Instituição cedendo os computadores e a versão demo do jogo para os testes. Apesar de ter sido a primeira vez que participamos, fomos empenhados em trazer um resultado, pois a FACESM já tem tradição na competição e é reconhecida entre os organizadores do evento. Para nós a competição foi uma excelente oportunidade de alinhar o conhecimento à prática. James ainda ressaltou o desenvolvimento de um simulador elaborado pelos próprios alunos que teve como objetivo simular a probabilidade dos resultados que alcançariam no evento embasados nas fases de testes.” Danilo Pedrosa Gonçalves e James Freeman Huntington Júnior (ambos 3º ano do Curso de Ciências Econômicas)

De acordo com o Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FACESM, Prof. Hector Gustavo Arango, “a Gincana é uma excelente oportunidade de aplicar conceitos e variáveis de macroeconomia, permitindo aos alunos simulações e criação de cenários e previsões, exercícios fundamentais no dia-a-dia profissional dos mesmos”.

Lara Firmino, integrante da outra dupla que chegou a participar da semifinal afirma:

“O evento foi muito produtivo e enriquecedor. Agregou conhecimentos, promoveu o networking e com certeza participarei de outras versões buscando a primeira colocação.”Lara Firmino (2º Ano de Ciências Econômicas)

8ª Gincana Mineira de Economia
 O Diretor Geral da FACESM, Prof. Cirineu Ferreira dos Santos parabenizou as duplas participantes e enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos. Ainda reforçou a posição da FACESM em estimular a participação dos mesmos em ações como esta.
8ª Gincana Mineira de Economia
tendencias-de-inovacao
Palestra: “As tendências de Inovação em Saúde”
20 de agosto de 2016
noticia-1
1ª SeAF – Faça sua inscrição aqui
31 de agosto de 2016
gincana-de-economia