Uma forma de divulgar uma pesquisa à comunidade é publicando-a em revistas e editoriais científicos. A publicação em revistas impressas ou eletrônicas é uma forma do pesquisador tornar público os resultados de seu trabalho.

A revista internacional: “Advances in Electrical and Computer Engeneering” da Universidade Stefan cel Mare da Romênia, em sua última edição (vol 16 nº 3 de 2016) contempla um artigo publicado pelo Prof. Dr. Hector Gustavo Arango, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FACESM.prof-hector

O artigo, “Spatiotemporal Data Mining for Distribution Load Expansion”  trata  do problema do crescimento do mercado consumidor de energia elétrica enfatizando a localização do surgimento dos novos consumidores. Esta informação é especialmente importante para o planejamento dos sistemas distribuidores de energia elétrica pelas empresas concessionárias do setor. No trabalho, o Professor Hector empregou técnicas da econometria espacial, mineração de dados e inteligência artificial para determinar o melhor modelo de simulação do crescimento das cargas residenciais, comerciais e industriais em uma área geográfica específica.

Para conferir o artigo na íntegra acesse aqui.

img-20170103-wa0001_ materia_prof-hector

O corpo de professores da FACESM busca constantemente se manter atualizado e contribuindo para a produção científica brasileira e isso tem garantido uma constante presença em revistas científicas nacionais e internacionais.

img_20161031_114258_red
Alunos do Programa de Iniciação Científica da FACESM apresentam artigos no XIII SEGeT
15 de dezembro de 2016
site_facesm
Novo site FACESM
11 de janeiro de 2017
aece-cover-small-compressed