Mudanças na comunicação e no marketing exigem atualização profissional

As mudanças tecnológicas revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam e consomem informações e produtos. Consequentemente, a maneira das empresas se relacionarem com o público também está passando por mudanças. O planejamento já não pode ser o mesmo de anos atrás, as estratégias precisam ser outras, a linguagem também se transformou. Nesse cenário é imprescindível que os profissionais de comunicação e marketing estejam atualizados para que consigam atender as demandas das empresas e dos consumidores.

Mas quais foram essas mudanças? Conheça abaixo as principais!

  • Canais digitais: sites, blogs e redes sociais proporcionam uma relação mais próxima do consumidor com a marca. As pessoas procuram esses canais para saberem sobre o produto ou serviço, para conhecerem a opinião de outros consumidores, para fazer elogios e, claro, para reclamarem. É muito importante que a equipe de comunicação e marketing esteja alinhada com esse novo comportamento dos consumidores para conseguirem aproveitar as potencialidades dos canais digitais.
  • Automação: antes processos como disparo de e-mail e respostas em chats precisavam ser feitos manualmente pelos profissionais de marketing, porém a automação de processos permitiu que essas e outras tarefas sejam feitas de forma automática, mudando a rotina de trabalho do setor de marketing.
  • Dados e métricas: anúncios em outdoors, revistas e jornais nunca permitiam que os setores de comunicação e marketing soubessem exatamente quantas pessoas estavam sendo atingidas. As mídias digitais mudaram essa realidade, fornecendo dados precisos sobre as impressões dos anúncios, sobre a quantidade de pessoas atingidas, o retorno do investimento, entre outros. Essas métricas possibilitam que os profissionais consigam realizar planejamentos e estratégias mais certeiros.
  • Storytelling: atualmente não basta mais tentar vender para o seu cliente, as pessoas buscam identificação com a história da marca. O storytelling consiste nessa criação de narrativas interessantes ao público, com conteúdos menos invasivos do a publicidade pura e que cria uma relação do cliente com a marca.

Para atender as necessidades de atualização dos profissionais, a FACESM está lançando o MBA em Comunicação e Marketing, com foco no online. A pós-graduação conta com currículo em sintonia com as necessidades do mercado e professores experientes e especialistas. Saiba mais sobre o curso aqui.

handshake-2056023_1280
6 dicas para a sua recolocação profissional
22 de julho de 2019
handshake-2056023_1280
Professor da FACESM conclui pós-doutorado
31 de julho de 2019
marketing-1466315_1920