No último sábado, dia 25 de abril, comemoramos o Dia do Profissional Contábil. Em homenagem a data preparamos um texto especial com informações sobre a carreira de contador e sobre o curso de graduação em Ciências Contábeis. Continue com a gente e confira!

  1. A área de atuação é muito ampla: os contadores são profissionais importantes para a gestão econômica e financeira, dessa maneira podem atuar no setor privado ou no setor público. Entre os campos com oportunidade de atuação para o contador estão gerência financeira, análise de tesouraria, controladoria, análise contábil e fiscal, auditoria, planejamento tributário, controle orçamentário, entre outros.

 

  1. O curso de Ciências Contábeis faz parte das Ciências Sociais Aplicadas: essa área de estudo engloba cursos que se dedicam as necessidades da sociedade e as consequências de se viver em sociedade, como os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciência da Informação, Comunicação, entre outros. A graduação em Ciências Contábeis se encaixa nessa área por não se concentrar apenas nos números, mas nos números ligados ao cotidiano das pessoas ou empresas.

 

  1. A graduação em Ciências Contábeis tem disciplinas como Filosofia, Psicologia e Sociologia: exatamente por ser uma Ciência Social Aplicada, o curso de Ciências Contábeis vai muito além dos números e cálculos e tem na sua matriz curricular disciplinas como Filosofia e Sociologia, por exemplo. Essas disciplinas são importantes para a formação integral de um contador.

 

  1. O símbolo da contabilidade é o Caduceu: o bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado é o símbolo da profissão. Os romanos utilizaram o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta. Entre os significados encontrados para os elementos estão, poder, representado pelo bastão; sabedoria pelas duas serpentes; a diligência representada pelas asas; e o elmo representa pensamentos elevados.

 

 

  1. O profissional precisa se registrar no conselho de classe: o profissional formado em Ciências Contábeis precisa se registrar no conselho de classe para atuar como contador. Para isso, é necessária a realização de um Exame de Suficiência, que é oferecido duas vezes por ano.
laptop-2562325_1280
Dicas para aulas em casa
15 de abril de 2020
whatsapp-image-2020-05-21-at-3-20-53-pm
Capacitação profissional e quarentena
21 de maio de 2020
bookkeeping-615384_1920