FACESM lança Liga Empreendedora

 

Evento foi realizado online, via YouTube, e contou com convidados especiais.

 

A FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas tem produzido ideias com foco em empreendedorismo e inovação, moldando essas práticas dentro do ambiente educacional e estendendo as mesmas para a comunidade.

 

Sendo assim, para contribuir para a promoção do empreendedorismo e da inovação na faculdade e na comunidade; a FACESM criou a sua Liga Empreendedora: um espaço para propiciar o aprimoramento da formação técnico-científica e humanística dos alunos da Graduação, bem como para promover atividades interdisciplinares, congregando também os alunos dos cursos de Pós-graduação e os Docentes da faculdade.

 

O lançamento oficial da Liga Empreendedora ocorreu no último dia 04 de maio, de maneira online: uma Live foi realizada no Canal da FACESM no YouTube.

 

O diretor da FACESM, professor Cirineu Ferreira dos Santos, se pronunciou na abertura do evento, dizendo que há 57 anos a FACESM vem formando profissionais na área de Gestão e mantém o compromisso de levar conhecimento à sociedade. “O intuito de criar a Liga Empreendedora vem para coroar o trabalho da FACESM em relação ao empreendedorismo. A Liga poderá gerar diversas oportunidades aos alunos, que participarão intensamente desse projeto”, observou.

 

O presidente da Liga e aluno do curso de Administração da FACESM, Matheus de Souza Campos, destacou a participação da faculdade no programa VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação – uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (Dice) -, o que proporcionou a idealização da Liga Empreendedora da FACESM.

Matheus também destacou a parceria com a Liga de Empreendedorismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O graduando em Agronomia, fundador e presidente da Liga da UFV, Pedro Henrique Macedo Soares, prestigiou a live e relatou sua experiência com essa atividade extracurricular na UFV, ressaltando que: “Essas experiências extracurriculares contribuem muito para a nossa inserção no mercado de trabalho e, com certeza, tudo que a Liga promoveu para mim, como estudante, vai me beneficiar muito lá na frente. Tudo que pude aprender, os desafios que enfrentamos, foram engrandecedores. De todas as experiências, ressalto o networking, pois foi possível me conectar com muitas pessoas, desde empresários até estudantes que estão fazendo acontecer no meio acadêmico”, disse.

 

Outro convidado foi Thiago Ferreira, cofundador da Pandô Apps, mentor e apaixonado por empreendedorismo. “É muito bom ver uma iniciativa como essa nascendo em Itajubá e que tem como objetivo impactar as pessoas e prosperar, levando à frente a mensagem do empreendedorismo”, observou. Thiago palestrou sobre as oportunidades de empreendedorismo no Sul de Minas, em especial em Itajubá, e relatou suas experiências referentes à Pando Apps e outras iniciativas.

 

Formação da Liga

Os membros da Liga Empreendedora foram apresentados durante a live, que contou com um público composto por professores, coordenadores de cursos, representantes da INOVAI – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e da INCIT – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, entre outras entidades e empresas, bem como por alunos da FACESM e da Universidade Federal de Viçosa, e convidados.

 

A Liga Empreendedora da FACESM tem como presidente: Matheus de Souza Campos, vice-presidente: Viviane Amanda Ribeiro e secretária: Josiane Aparecida Faria.

 

A Equipe Gestora de Iniciação é formada por Matheus de Souza Campos (Assessoria Financeira), Viviane Amanda Ribeiro (Assessoria de Recursos Humanos), Natasha Cavalcante (Assessoria de Comunicação & Marketing), Josiane Aparecida Faria e Gabriela Aparecida Vilas Boas da Silva (Assessoria de Operações e Serviços) e José Leandro Bernardo Batista (Assessoria de Projetos & Desenvolvimento)

 

São membros efetivos: Marcelo Gaudino, Catiana Ap. de Paiva, Angelita de Cássia Luz, Suziane Carla Rodrigues de Carvalho, Saiara Caroline de Jesus Reis, Victória Albuquerque Batista e Michel Mafra.

 

Encerramento

 

O diretor do INPPEx/FACESM e coordenador da Liga Empreendedora, professor Ronaldo Sales Abranches, fez o encerramento da live, lembrando que o papel da instituição de ensino não é somente passar conhecimento e desenvolver habilidades. “É, sobretudo, inspirar e motivar para que o aluno possa realmente desenvolver um modelo mental de reflexões e visualizar um futuro que será construído, para que no presente ele seja mais produtivo e aproveite mais as oportunidades. É importante a instituição criar oportunidades”. Ele agradeceu a Universidade Federal de Viçosa em nome da FACESM e a todos os participantes, bem como o programa VUEI, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da qual as instituições de ensino superior do estado podem se conectar e trocar experiências. “Isso é muito bom para analisarmos o que temos feito e para sabermos se estamos no caminho certo. Dentro da área de empreendedorismo sabemos que o ambiente é fundamental. Quero destacar também o nosso sistema de inovação e empreendedorismo, que agora se chama Itajubá HardTeck. Precisamos criar um ambiente favorável no nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo, um modelo de desenvolvimento interessante para a nossa comunidade. Itajubá precisa pensar como ecossistema. E é muito importante para a FACESM fazer parte desse ecossistema”, concluiu.

 

 

Assista o vídeo de lançamento da Liga Empreendedora da FACESM no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=sBX2LNXw0B8

 

FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas

Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 45, bairro São Judas Tadeu – Itajubá (MG)

Telefone: (35)3629-5725

Secretaria: (35) 98802-0122

Processo Seletivo: (35) 98802-0125

Instagram/faculdadefacesm

Facebook/FaculdadeFacesm

www.facesm.br

 

 

whatsapp-image-2021-04-30-at-9-44-19-am
Liga Empreendedora
30 de abril de 2021
logo_sem-edicao-150x150
13º ECOSUL
21 de maio de 2021
whatsapp-image-2021-04-30-at-9-44-19-am