Somos o Resultado de Ideias, Pesquisas e Uma Base Sólida.

A FACESM – Escola de Negócios, mantida pelo CENTRO REGIONAL DE CULTURA – CEREC, produz  ideias que moldam a prática da gestão em organizações de todos os segmentos e portes.
A história da FACESM é conhecida como um legado de energia e inovação.

Atualmente a FACESM oferece 3 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 
Além de seus cursos de graduação, a Escola tem desenvolvido um amplo trabalho de oferecer cursos de Pós-graduação, Extensão e realizar Pesquisas Científicas, por intermédio do INPPEX – Instituto de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

A FACESM conta com infraestrutura de 40.000 m² de área, biblioteca digital e também um extenso acervo físico, auditório moderno e equipado, laboratórios e salas de aulas equipadas e amplas, além de amplo espaço poliesportivo e área verde.

A FACESM se esforça todos os dias para que seus alunos tenham estrutura intelectual para redefinir a natureza da gestão e reescrever o futuro dos negócios.
Uma das grandes preocupações da instituição é oferecer aos seus alunos, muito mais que conteúdo didático – A FACESM busca oferecer um modelo de gestão baseado na ética, na responsabilidade e no respeito com as empresas e com a sociedade.

O trabalho desenvolvido pela FACESM tem como alicerce a seriedade, a credibilidade, a solidez e a excelência da qualidade no ensino.

Nossa História

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, criada em 25 de março de 1965, pela Sociedade Colégio de Itajubá para ministrar o Curso de Ciências Econômicas.

Em 1968, pelo advento de problemas internos, a Sociedade Colégio de Itajubá transferiu a manutenção da FACESM para a Prefeitura Municipal de Itajubá, o que se manteve até 1970.

Em 1971, a Prefeitura Municipal de Itajubá, a fim de viabilizar o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas pelo MEC, transferiu a FACESM para a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC.
Ocorrido o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, em meados de 1971, a CNEC houve por bem não se interessar pela continuação da manutenção da FACESM, o que provocou, em 1971, a  fundação do CEREC – Centro Regional de Cultura por um grupo de professores, a fim de assumir
a gerência e a manutenção da Faculdade.

A FACESM já formou mais de 2.500 economistas, contadores e administradores. A entidade destaca-se também pela dedicação e esforços na execução de sua linha de pesquisa, que procura atender aos anseios e necessidade da sociedade.

Mensagem Aos Alunos

Os estudos de graduação e pós-graduação representam um passo importante em sua vida e escolher estudar na FACESM certamente contribuirá para o aproveitamento máximo do seu potencial.
A FACESM tem uma forte história na formação de executivos, sempre com muita ética e seriedade , buscando oferecer um ensino de qualidade, que agregue valor à carreira de nossos alunos de graduação, pós-graduação.
Buscamos continuamente estreitar cada vez mais o vínculo também com nossos ex-alunos.

Congratulo-me com você e lhe incentivo a aproveitar as muitas oportunidades de aprendizado e crescimento disponíveis como um estudante da FACESM.

Prof. Ronaldo Abranches.
Diretor Geral

Sejam Bem-vindos!

Mensagem Aos Ex-Alunos

Para a Escola de Negócios FACESM, é sempre um grande prazer contar com a sua visita e participação nas ações da Instituição.

Contamos com um programa de relacionamento, atualização cadastral, encontro de turmas, educação continuada e oportunidade de empregos para você!

Nosso relacionamento com você visa:

  • Oportunizar a participação dos egressos nos eventos da instituição;
  • Acompanhar o progresso profissional dos nossos ex-alunos;
  • Criar proximidade dos alunos atuais da Instituição com os ex-alunos para orientações e mentorias;
  • Continuar oferendo ao egresso oportunidades de aprimorar e avançar com seus estudos;
  • Ofertar uma Política de Descontos;
  • Gerar oportunidades de empregabilidade.
Prof. Ronaldo Abranches.
Diretor Geral

Filosofia

Missão

Promover condições
para o desenvolvimento
do ser humano, por
intermédio da ação
transformadora
da educação,
fundamentada
em princípio de
comportamento ético,
sustentabilidade e
regionalidade.

Visão

Ser reconhecida
como uma instituição
educacional de
excelência na área das
ciências sociais aplicadas
e pela sua capacidade
de desenvolver
competências.

Valores

Seriedade, credibilidade,
solidez e experiência.

Princípios
Norteadores

Educação

A indissociabilidade
entre ensino, pesquisa
e extensão, tendo
por base seus cursos,
programas de pós-graduação,
seus núcleos temáticos e
suas atividades acadêmicas
de iniciação científica.

Qualidade

A qualidade de seu
fazer educacional,
tomada como um querer
permanente e com um
agir melhor, submetida
sempre a uma avaliação
sistemática de tudo que
realiza.

Harmonia

A regionalidade de sua
ação institucional,
inclusive no campo
cientifico, promovendo
a valorização do ser
humano, especialmente
em harmônica convivência
com o meio ambiente.

CONEXÃO COM O MERCADO, RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE.