Avanço Tecnológico Gera Desemprego?

Por que a evolução tecnológica não destrói emprego, mas muda as habilidades (skills) necessárias para a empregabilidade!

 

No vídeo abaixo o Professor Vinícius Montgomery explica porque as empresas buscam inserir tecnologias em seus produtos e nos processos de produção desses produtos. Na verdade elas assim o fazem para atender a necessidade do consumidor em adquirir produtos mais baratos e com mais funcionalidades (produtos inovadores).

 

A inserção de tecnologias substitui funções que gastam muito tempo para serem realizadas ou funções que possam apresentar falhas e até risco para a integridade do operador.

Por outro lado, o avanço tecnológico cria novas funções e para isso exige das pessoas capacitação, aprendizagem contínua e novas habilidade. No final das contas, o avanço tecnológico substitui empregos cujas funções são monótonas, repetitivas ou sujeitas a falhas por outros empregos cujas funções exigem novas habilidades e conhecimentos. Daí a necessidade de o indivíduo estar aprendendo sempre e de se capacitar.

 

Confira mais detalhes no vídeo abaixo do professor Vinicius Montgomery.

 

 


Vinicius Montgomery
Professor de Economia, Finanças e Gestão (Graduação e Pós-Graduação).
Mestre em Engenharia de Produção.
Consultor de Empresas e Palestrante.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email