“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos…”

Philip Kotler, nos apresenta que “as necessidades humanas são o ponto de partida do marketing”. Neste sentido, falar em necessidade é lembrar da Pirâmide de Maslow.

As necessidades quando particularizadas acabam se transformando em desejos, um exemplo muito simples que nos ajuda a enxergar isso: uma pessoa tem a necessidade de se vestir. Essa necessidade pode ser suprida adquirindo uma roupa de uma loja popular qualquer, porém, seu desejo é possuir uma blusa de grife comprada em um determinado shopping.

Pirâmide de Maslow

O psicólogo Abraham Maslow propôs ao Mundo uma hierarquia, ou uma pirâmide das necessidades – esta logo acima – onde a cada necessidade suprida, outra surgiria, sendo a meta, a auto-realização.

Maslow dividiu a pirâmide de forma que temos o seguinte: quanto mais “alto” na pirâmide, mais trabalhamos os nossos desejos… Quanto mais na base da pirâmide, trabalhamos as nossas necessidades.

O Que é Uma Necessidade?

A necessidade de uma pessoa nada mais é que um estado de privação de alguma satisfação básica, como por exemplo fome, sede, cansaço… E essa privação provoca a motivação para o consumo, ou seja, suprir tal estado, ou tal necessidade.

De certa forma, necessidades são comuns a todas as pessoas.

O Que é Um Desejo?

Já os desejos são específicos, cada pessoa tem o seu, podem satisfazer uma necessidade e naturalmente podem ser moldadas de acordo com o grupo em que se vive, de acordo com a sociedade, cultura, religião, etc etc etc.

willi

Willi Mateus
Aluno regular do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Federal de Itajubá.
Possui experiência em Estratégias para e-commerce e posicionamento digital.
Professor de Marketing, Planejamento Estratégico e Estratégias Digitais.

arte-cidadao-2022
Declaração Gratuita do Imposto de Renda Pessoa Física
22 de março de 2022
start-of
FACESM Inicia o Start of Innovation 2022
27 de abril de 2022
arte-blog