O Que São Citações Acadêmicas Para Trabalhos Científicos

…E aí você está feliz da vida na faculdade, chega no ponto de fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e com ele surgem muitas dúvidas! Algumas delas clássicas, relacionadas às normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

 

Mas não se desespere… Ainda… Ou se desespere aos poucos… Devagar…

 

Vou explicar aqui uma dúvida clássica: CITAÇÕES ACADÊMICAS! Citações Diretas e Citações Indiretas. Confere no texto o que é e como fazer uma citação corretamente!

 

O Que São Citações Acadêmicas

Citações são recursos utilizados em textos científicos, referindo-se a autores que já escreveram algo sobre o tema que estamos tratando. As citações trazem embasamento na construção do seu trabalho e informações a respeito da obra e do autor que você está citando.

Logo, utilizamos as citações para reforçar ou incluir opiniões das constatações que estamos tratando no nosso texto.

 

Por enquanto, tudo simples né? Mas calma!!! Pode complicar ainda!!!

 

O Que é Uma Citação Direta?

A citação direta, como o próprio nome diz, é uma transcrição, ou uma cópia de um trecho da obra consultada com as palavras exatas utilizadas pelo autor da obra. Existe dois tipos de citações diretas: curtas e longas.

Nas citações diretas, você deve informar o autor da da obra consultada, o ano da obra consultada e a página da qual foi retirado o trecho citado no seu trabalho.

 

O Que é Uma Citação Indireta?

Um pouco diferente da citação direta, a citação indireta é feita com as palavras do autor do trabalho, ou seja, você vai dizer, ou melhor, escrever com suas palavras o que o autor da obra consultada disse.

Na citação indireta você precisa informar o nome do autor da obra consultada e o ano. Não há necessidade de informar a página da qual o trecho foi tirado.

 

Como Fazer Uma Citação Direta Curta, Direta Longa e Indireta

Como você viu neste breve texto, as citações são menções, em um texto, extraídas de outra fonte (material e/ou documento) com o objetivo de esclarecer, reforçar ou ilustrar o que, você autor do trabalho quer dizer.

No vídeo abaixo, eu mostro passo a passo a construção das citações:
Citação INDIRETA;
Citação DIRETA CURTA;
Citação DIRETA LONGA;

 


Willi Mateus
Mestrando em Administração.
Administrador de empresas e Especialista em Gestão de Marketing e Marketing Digital.
Possui experiência em Estratégias para e-commerce e posicionamento digital.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email