Top of Mind! As Marcas Mais Lembradas!

Já percebeu que sempre temos algumas marcas preferidas na cabeça, as que mais gostamos, as que seguimos nas redes sociais, as mais disponíveis em nossa região…

“Quando você pensa em refrigerante, qual vem a sua cabeça?”

A esta marca ou produto, que as pessoas lembram rapidamente e facilmente, damos o nome de Top of Mind, ou em tradução livre: topo da mente.

Com isso, através da tradução, temos uma ideia sobre o que significa o termo. Mas e sua relação com o Marketing???? Confere abaixo.

Top Of Mind

Quando alguém é perguntado, por exemplo, de que marca se lembra quando pensam em “cervejas” ou “celulares“, geralmente algumas marcas aparecem logo em suas mentes. As primeiras marcas que aparecem, quando questionados sobre algum produto ou segmento de mercado, são as Top of Mind na mente desta pessoa. Se a maioria das pessoas lembra das mesmas marcas, dizemos que a tal marca é a Top of Mind deste setor ou segmento.

A marca mais lembrada, naturalmente é a que tem a maior chance de vendas, quase sempre é a líder de mercado. Aí você pode se perguntar: qual a importância em ser a líder do mercado? O líder, teoricamente é quem dita as regras do mercado, onde os concorrentes têm de “correr atrás”, seguindo as “tais regras”…

Completando o assunto de Top of Mind, temos dois outros termos: Share of Mind e Share of Heart.

Em traduções livres: Espaço na Mente e Espaço no Coração.

Share of Heart

A marca Share of Heart é a marca mais querida, geralmente seus produtos vendem bem e tem uma série de facilidades no relacionamento com a sociedade, com os clientes. Como as empresas conseguem melhorar o Share of Heart? Simples!!! Obras sociais, obras ambientais, obras culturais, etc, etc, etc.

Share of Mind

Share of Mind calcula a participação das marcas nas cabeças dos consumidores, ou seja: como a marca é lembrada? É a primeira a ser lembrada? A segunda? Terceira? A última? Não é lembrada?
Como uma marca descobre isso? Simplesmente fazendo uma PESQUISA DE MERCADO.

Com as informações de Share of MindShare of Heart as empresas podem traçar ações para buscar ser o Top of Mind na mente dos consumidores.

As chances de vendas naturalmente são maiores quando a marca é a Top of Mind ou ocupa uma posição legal na mente dos consumidores.

Vale lembrar que clientes podem pensar em uma marca e comprar outra, motivados por uma série de fatores, dentre eles fatores financeiros.

E você, quando pensa em refrigerante, qual marca vem à sua cabeça?

Até o próximo.

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