FACESM Lança Programa Cidadania Empresarial

A diversidade da realidade socioeconômica e consequentemente do modelo mental e cognitivo entre estudantes é uma realidade que deve ser considerada através de práticas educacionais inclusivas.

educação é um direito fundamental do ser humano e além de colaborar para o desenvolvimento do indivíduo, é determinante para o crescimento do país. Neste sentido, a evolução social, econômica e cultural acontece por meio do conhecimento e do acesso às informações necessárias para que todos compreendam melhor a realidade atual.

No Brasil, o ingresso ao ensino fundamental apresenta menores dificuldades, porém, na graduação, meio pelo qual o cidadão obtém a possibilidade de se inserir efetivamente no mercado de trabalho e que pode proporcionar melhorias na qualidade de vida, apresenta maiores dificuldade no ingresso, não apresentando a mesma proporcionalidade do ensino fundamental.

Dados oficiais do IBGE – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua 2012-2019

As instituições públicas de ensino superior, criadas para proporcionar o acesso democrático ao terceiro grau, comumente são mais utilizadas pela população que tem melhores condições de acesso (financeiras entre outros).

Em função desse fenômeno socioeconômico, a FACESM desenvolveu o Programa Cidadania Empresarial, que tem como principal objetivo facilitar o acesso dos jovens de classes menos favorecidas ao ensino superior de qualidade, impactando positivamente suas vidas e consequentemente melhorando o ambiente socioeconômico regional.

Programa Cidadania Empresarial

O programa contempla a região do Alto Sapucaí – abrangendo as cidades de Brasópolis, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguinho, Piranguçu, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Brás.

Além do acesso ao curso superior, o programa Cidadania Empresarial busca também:
• Inclusão do aluno no mercado de trabalho;
• Desenvolvimento de um modelo mental com alto nível de consciência;
• Geração da sensibilidade social do aluno;
• Desenvolvimento de competências empreendedoras no aluno.

Cidadania Empresarial acontece com a parceira da FACESM e Empresas da Região com a sensibilidade social, que se preocupam com a formação da cidadania. Sendo assim, o programa contempla dois segmentos, apresentados abaixo:

  1. O primeiro foco do programa é destinado aos jovens com baixa renda que atendam as condições estabelecidas neste programa, com o foco nos objetivos apresentados.
  2. O segundo são as empresas da comunidade empresarial, com missão e valores alinhados a questões sociais, no amparo às classes menos favorecidas da nossa região.

FACESM por meio das Empresas Cidadãs, espera colocar no mercado de trabalho indivíduos formados e capacitados por meio de recursos didáticos e pedagógicos contemporâneos, embasados em tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem.

Com o Programa Cidadania Empresarial espera-se contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos.


Seja uma Empresa Cidadã e contribua com o impacto positivo na nossa Região.

 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email