O Que é Marketing Pessoal?

Eu posso afirmar que você já deva ter dito algo parecido com: “Nossa, ele é bom de conversa” ou “Como ele se destaca” etc etc etc.

E se você ouviu isso, pode ser que tenha pensado: “Nossa ele é bom de Marketing ou ainda “Ele é bom de Marketing Pessoal”.

O Que é Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal tem haver com divulgar o PRODUTO EU diante de OPORTUNIDADES, divulgar a sua imagem, trabalhar a sua imagem de forma positiva.

Philip Kotler, apresenta que Marketing pessoal é uma disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e sua complexa estrutura”.

A palavra chave da definição do Kotler: “COMPLEXA ESTRUTURA”. Cada pessoa é única, pensa diferente, age diferente, tem necessidades, desejos, aspirações completamente diferentes umas das outras, logo, o que é sucesso para uns pode ser insignificante para outros.

Marketing Pessoal deve aumentar o autoconhecimento do indivíduo fazendo que o mesmo tenha consciência da forma como seus atos, suas atitudes, suas palavras influenciam em sua imagem pessoal e profissional de forma positiva e cuidar para que não seja de forma negativa.

Outro ponto importante do Marketing Pessoal é que o mesmo não trata apenas da arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer! E neste sentido, uma frase é perfeita: “As pessoas não valem pelo que sabem, mas pelo que fazem com o que sabem”.
Marketing Pessoal tem de ser uma filosofia de vida, não uma simples propaganda. Ralph Waldo Emerson foi um famoso escritor, filósofo e poeta estadunidense e tem uma frase perfeita:

“O que você é ecoa tão alto em meus ouvidos que não consigo ouvir o que você diz.”

Quando trazemos isso para o Marketing Pessoal, faz todo sentido, se o seu cuidado com a sua própria imagem não é tratado como uma filosofia de vida, será apenas uma propaganda e quem sabe uma propaganda enganosa…

Não É da Noite Para o Dia

Grandes marcas são construídas com o tempo e nós também podemos construir a nossa. A poderosa Coca-Cola foi servida pela primeira vez em 8 de maio de 1886 na Jacobs’ Pharmacy – a marca está no mercado a 130 anos.

Um ponto relevante é que não podemos julgar o sucesso pessoal apenas através de medidas do marketing tradicional, uma vez que essas medidas podem ser subjetivas e pessoais. Lembram? Complexa Estrutura!
O sucesso pessoal é baseadas em outros valores, além dos mercadológicos.

Marketing Pessoal não é apenas para divulgar uma melhor imagem, mas sim, tornar-se melhor, tornar as pessoas melhores.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email